A Condessa das Canas morou no concelho de Arganil, a sua estátua está situada perto do hospital de Arganil, e constituí um símbolo da vila. Também o hospital, é conhecido por “Hospital da Condessa das Canas”.
Área de Projecto - 12º A
Somos um grupo de Área de Projecto, estamos no 12º ano, turma A e frequentamos o curso de Ciências e Tecnologias, na Escola Secundária de Arganil (Coimbra). Encontramo-nos a meio de um projecto sobre as 7 Locais Mais Belos de Arganil, que consiste em eleger os 7 locais com mais encanto do nosso concelho. Foram seleccionados 14 sítios dos quais apenas 7 serão eleitos. Estes sete serão escolhidos através da votação que já se encontra neste blog.
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Mata do Hospital
Mata situada no centro de Arganil, conhecida por Mata do Hospital por se situar junto ao hospital. Esta mata é constituída por uma belíssima cascata e por um circuito de manutenção física, é um sitio repleto de maravilhas que a natureza nos oferece e de história.
Peneda da Talhada
A 3,5 Km dista a Freguesia das Secarias da sede do Concelho de Arganil, não muito distante do centro da Vila de Arganil, na fronteira de Secarias, encontramos a “Peneda da Talhada” – nome que possivelmente lhe advém de existir em enorme conjunto de pedra que se ergue desde o rio até cerca de 18 metros, vencendo desníveis existentes através de vários patamares esculpidos na própria pedra.
Praia fluvial da Cascalheira (Secarias)
A freguesia das Secarias, situada a 3.5 Km do concelho de Arganil, contém uma praia fluvial nas margens do rio Alva, junto a um açude. Situa-se a cerca de 500 metros da localidade, e é chamada praia fluvial da Cascalheira.
A extensão reservada à praia fluvial contém vastos espaços verdes, estacionamentos, um restaurante, e por fim, possui também uma rede de águas, esgotos e electricidade.
A extensão reservada à praia fluvial contém vastos espaços verdes, estacionamentos, um restaurante, e por fim, possui também uma rede de águas, esgotos e electricidade.
Paços Município-Repuxos em homenagem as 18 Freguesias
Monumento recentemente construído e inaugurado na Feira das Freguesias de 2007 realizada no centro da vila de Arganil, é constituído por 18 repuxos que representam cada uma das 18 freguesias do Concelho de Arganil.
Mont' Alto
A cerca de 500 metros de altitude, o Santuário da Senhora do Mont' Alto, é um miradouro com vistas de rara beleza e amplitude pouco frequente, abrangendo o vale do rio Alva, os contrafortes da serra do Açor e os campos que se estendem até à estrada da Beira, tendo também como uma das suas vistas a vila de Arganil.
Ponte de Coja
A antiga ponte sobre o Alva contém um importante acontecimento para Coja. Em 1811, o arco da direita foi cortado, não deixando que as tropas francesas vindas de Mouronho (onde mataram pilharam e roubaram) passassem o rio fazendo o mesmo em Coja. Os franceses como não sabiam deste facto, iam sendo alvejados da casa Dr. Alberto Vale, caindo assim ao rio. Para assinalar este facto, na reconstrução da ponte ocorrida no ano de 1833, foi colocada uma lápide em granito na sua cortina com gravação dos acontecimentos e respectivas datas.
Fraga da Pena
A Cascata da Fraga da Pena localiza-se nas proximidades da aldeia de Benfeita, Arganil.
Esta cascata tem origem num acidente geológico e é considerada uma das maiores mais valias entre os recursos naturais da paisagem protegida da Serra do Açor.
Mata da Margaraça
Mata da Margaraça, é uma pequena mancha florestal de espécies nativas do Centro e Norte de Portugal.
A Mata da Margaraça é considerada o último reduto da floresta nativa que cobriu toda a região da Beira Serra, formada maioritariamente por carvalhos e castanheiros, mas está também bem representada por vestígios da antiga floresta de Laurissilva que dominou o país antes do último período glaciar.
Os seus cerca de 50 hectares são, desde 1985, propriedade do Instituto de Conservação da Natureza.
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Praia Fluvial De Coja
Coja está junto à confluência da Ribeira da Mata com o Rio Alva. No aspecto paisagístico, evidenciam-se os açudes do Rio Alva, com particular destaque para o existente, junto ao Parque de Campismo, que pelas suas características naturais permite a localização da praia fluvial.
É uma zona fluvial que reúne condições para a prática da actividade balnear. É constituída por um açude que criou na parte inferior, um “espelho de água”, e cujas margens são constituídas por um areal que permite a permanência de banhistas junto à água.
É uma zona fluvial que reúne condições para a prática da actividade balnear. É constituída por um açude que criou na parte inferior, um “espelho de água”, e cujas margens são constituídas por um areal que permite a permanência de banhistas junto à água.
Praia Fluvial de Pomares
A praia fluvial de Pomares, localiza-se junto à ponte que atravessa a Ribeira da Moura, que remota ao século XVIII.
Dispõe de um enquadramento paisagístico privilegiado junto à ponte, em que o leito da ribeira dispõe de uma represa aí construída, possibilitando o aumento do caudal, formando um extenso manto de água, permitindo assim actividade balnear.
As espécies arbóreas existentes resumem-se a Tileiras na zona de lazer e a pequenas Nogueiras junto à linha de água (Ribeira de Pomares).
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Piódão
Classificada como "Imóvel de Interesse Público", a Aldeia Histórica do Piódão situa-se a cerca de 36 quilómetros de Arganil.
A aldeia do Piódão está erguida numa encosta da Serra do Açor, as suas habitações possuem as tradicionais paredes de xisto, tecto coberto com lajes e portas e janelas de madeira pintada de azul.Mosteiro de Folques
Mosteiro de origem medieval, situado num vale junto à ribeira de Folques, cujos elementos mais antigos são a torre sineira e um dos claustros, do século XV, integrados em edifício seiscentista. Incorpora elementos barrocos, num segundo claustro e retábulos em madeira na igreja.
Capela de São Pedro
A capela de São Pedro é o monumento mais antigo do concelho. A sua edificação foi em finais do século XIII.
Está situada fora da vila de Arganil, perto do rio Alva numa zona de achados arqueológicos. É constituída por blocos irregulares com predomínio de calhau grosso rolado, com excepção para os cunhais, aberturas e arcos que são de cantaria ( feita na sua maior parte em arenito local) . A imagem mais significativa é a de S. Pedro, do século XV, em calcário.
Subscrever:
Mensagens (Atom)